O GPEA conta com uma infraestrutura de pesquisa composta por 3 (três) laboratórios de pesquisa científico-tecnológico, com uma área total de 212 m², localizados no Edifício de Química Ambiental da Área II do Campus de São Carlos da USP, sendo parte integrante do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).
O laboratório principal (Laboratório 1) ocupa uma área de 106 m² no 1º Piso do Edifício de Química Ambiental e conta com uma infraestrutura laboratorial completa para propiciar o desenvolvimento das duas linhas de pesquisa do grupo: bancadas e pias, capelas de exaustão, rede elétrica estabilizada, sistema de purificação de água por osmose reversa, climatização ambiente, linhas de gases e os principais equipamentos de uso geral em um laboratório de pesquisa (pHmetros, condutivímetro, fontes estabilizadas de tensão, balanças técnicas e analíticas, agitadores mecânicos e magnéticos, multímetros digitais, banhos termostatizados com recirculação externa, estufas e muflas, centrífuga e banho ultrassom entre outros). Neste laboratório estão alocados os sistemas Potenciostato com Módulo de Alta Corrente e Bi-Potenciostato, módulo de Eletrodo de Disco-Anel Rotatório (RRDE) e módulo de Eletrodo de Disco Rotatório (RDE), além de polarógrafo, espectrofotômetro UV-Vis, espectrômetro de infravermelho, fontes de aplicação de potencial/corrente, reatores eletroquímicos.
O laboratório analítico (Laboratório 2) ocupa uma área de 54 m² no Piso Térreo do Edifício de Química Ambiental e conta com uma infraestrutura laboratorial similar ao Laboratório 1 (bancadas e pias, capelas de exaustão, rede elétrica estabilizada, sistema de purificação de água por osmose reversa, climatização ambiente e os principais equipamentos de uso geral em um laboratório de pesquisa), sendo voltado, principalmente, para a análise química de amostras geradas durante o desenvolvimento dos projetos de pesquisa associados às duas linha de pesquisa do GPEA. Neste laboratório estão alocados os principais equipamentos analíticos à disposição da equipe do GPEA: cromatógrafo gasoso com detector BID (CG), dois cromatógrafos líquidos de alta eficiência com detector de arranjo de diodos (CLAE), cromatógrafo líquido de íons com detector de condutividade (CI), dois analisadores de carbono orgânico total (COT), sistema de espectroscopia Raman, espectrômetro de ressonância magnética eletrônica (EPR), espectrofotômetro UV-Vis com módulo de reflectância difusa.
O laboratório de síntese (Laboratório 3) ocupa uma área de 54 m² no Piso Térreo do Edifício de Química Ambiental e conta com uma infraestrutura laboratorial similar ao Laboratório 1 (bancadas e pias, capelas de exaustão, climatização ambiente e os principais equipamentos de uso geral em um laboratório de pesquisa), sendo voltado, principalmente, para a sínteses de materiais e confecção de eletrodos (sensores analíticos e eletrodos de difusão gasosa – EDG) utilizados durante o desenvolvimento dos projetos de pesquisa associados às duas linha de pesquisa do GPEA. Neste laboratório estão alocados os principais equipamentos à disposição da equipe do GPEA: fornos tipo mufla com rampa de temperatura, forno tubular com rampa de temperatura, prensas com aquecimento e sistema solvotérmico microondas.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing reayu.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing reayu.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipi scing elit sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipi scing elit sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipi scing elit sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
O GPEA conta com uma infraestrutura de pesquisa composta por 2 (dois) laboratórios de pesquisa científico-tecnológica, com uma área total de 160 m², localizados no Edifício de Química Ambiental da Área II do Campus de São Carlos da USP, sendo parte integrante do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. Nas Fotos 1 a 4 são apresentadas imagens fotográficas do Edifício de Química Ambiental.
O laboratório principal (Laboratório 1) ocupa uma área de 106 m² no 1º Piso do Edifício de Química Ambiental e conta com uma infraestrutura laboratorial completa para propiciar o desenvolvimento das duas linhas de pesquisa do grupo: bancadas e pias, capelas de exaustão, rede elétrica estabilizada, sistema de purificação de água por osmose reversa, climatização ambiente, linhas de gases e os principais equipamentos de uso geral em um laboratório de pesquisa (pH-metros, condutivímetro, fontes estabilizadas de tensão, balanças técnicas e analíticas, agitadores mecânicos e magnéticos, multímetros digitais, banhos termostatizados com recirculação externa, estufas e muflas, centrífuga e banho ultrassom entre outros). Neste laboratório estão alocados os sistemas Potenciostato com Módulo de Alta Corrente e Bi-Potenciostato, módulo de Eletrodo de Disco-Anel Rotatório (RRDE) e módulo de Eletrodo de Disco Rotatório (RDE), além de espectrofotômetros UV/Visível. Nas Fotos 5 e 6 são apresentadas imagens fotográficas do Laboratório 1 do GPEA.
O laboratório analítico (Laboratório 2) ocupa uma área de 54 m² no Piso Térreo do Edifício de Química Ambiental e conta com uma infraestrutura laboratorial similar ao Laboratório 1 (bancadas e pias, capelas de exaustão, rede elétrica estabilizada, sistema de purificação de água por osmose reversa, climatização ambiente e os principais equipamentos de uso geral em um laboratório de pesquisa), sendo voltado, principalmente, para a preparação e a análise química de amostras geradas durante o desenvolvimento dos projetos de pesquisa associados às duas linha de pesquisa do GPEA. Neste laboratório estão alocados os principais equipamentos analíticos à disposição da equipe do GPEA: cromatógrafo líquido de alta eficiência com detectores de UV e de arranjo de diodos (HPLC-UV/DAD), cromatógrafo líquido de íons com detector de condutividade (IC), cromatógrafo líquido com detector amperométrico (IC-II), analisador de carbono orgânico total (TOC), luminômetro para análise de ecotoxicidade aguda, titulador automático, fotômetro Visível e reator para análise de DQO. Nas fotos 7 e 8 são apresentadas imagens fotográficas do Laboratório 2 do GPEA.